Quais atores que nunca venceram o Oscar? Citamos 5 aqui

O Oscar é o maior prêmio do cinema, e qualquer ator sonha com seu discurso com a estatueta em mãos, ainda que não admita. E existem vários grandes atores que nunca venceram o Oscar, mesmo parecendo estranho pensar isso.

Atores que deram seu melhor, estiveram em produções incríveis e que mesmo assim nunca conseguiram chegar lá. Tivemos Leonardo DiCaprio sofrendo para vencer, tivemos Will Smith sendo reconhecido mesmo com muitas polêmicas, mas nem sempre é assim. 

E hoje vamos listar 5 deles aqui, mostrar quais atores que nunca venceram o Oscar e mostrar o quão injusto isso pode parecer, frente a todas as grandes produções que eles já fizeram parte, juntamente de suas performances.

atores que nunca venceram o Oscar

Quais atores que nunca venceram o Oscar?

Lembrando que aqui vamos focar somente nos homens, já que as mulheres merecem uma lista própria, já que existe tanta injustiça com elas quanto com os homens. Então vamos a essa lista de quais atores que nunca venceram o Oscar. 

Tom Cruise

Começando essa lista de atores que nunca venceram o Oscar falando de um dos maiores, senão o maior ator de ação de todos os tempos. Entre realizar missões impossíveis e pilotar caças, Tom Cruise já participou de filmes mais dramáticos, que para muitos mereciam indicações.

Podemos citar por exemplo Rain Man, Magnólia, Eyes Wide Shut e principalmente Born on the Fourth of July, onde o ator até foi indicado ao Oscar, mas acabou não vencendo. Como Tom tem se focado mais em filmes de ação e menos em atuação dramática, nada indica até o momento que o ator vá levar a estatueta em algum momento, mas tudo sempre pode mudar.

Temos que lembrar que a academia nunca deu muita bola para o gênero ação, salvo raras exceções, e atores de ação até costumam ficar marcados, e esse pode ser o caso do nosso veterano aqui. 

Jim Carrey

E por falar em Oscar não dar bola para determinado gênero, temos Jim Carrey na nossa lista de atores que nunca venceram o Oscar. Se a ação não é vista com bons olhos, a comédia então nem vista é, muitos outros bons atores do gênero acabam sendo injustiçados, como Steve Carell, Steve Martin e muitos outros.

Mas decidimos dar esse lugar para Jim Carrey porque o ator já mostrou merecer a estatueta tanto em filmes totalmente cômicos, como Ace Ventura, mas também em papéis totalmente sérios como Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças.

Mas o mais curioso, é que os dois filmes onde o comediante mais mereceu vencer foram filmes com doses moderadas tanto de drama quanto de comédia, filmes que te fazem rir, chorar e pensar. Estamos falando de O Mundo de Andy, onde Jim Carrey interpreta o comediante Andy Kaufman, e O Show de Truman. 

Edward Norton

Agora começamos a sessão de “pecados” nessa lista de atores que nunca venceram o Oscar. Usamos os gêneros ao longo das carreiras como “desculpa” nos dois anteriores, mas aqui isso não cola porque Edward Norton sempre esteve presente e com destaque em grandes filmes dramáticos.

Podemos citar American History X, onde Norton interpreta Derek Vinyard, um neonazista que, após ser preso, tenta impedir que seu irmão mais novo siga o mesmo caminho violento que ele. Ou o incrível Clube da Luta onde ele definitivamente merecia ser reconhecido.

Azar, injustiça, chame do que quiser, o ator mesmo tendo tido grandes performances nunca teve a chance de vencer, mas ainda tem lenha para queimar e esse dia pode chegar.

Willem Dafoe

O rosto mais inesquecível do cinema, não exatamente por sua beleza, mas por conta de seu rosto único. Seu talento também é único, e você pode até se lembrar mais dele por conta de Homem Aranha, mas ele é muito mais que isso.

Podemos voltar para 1988 com The Last Temptation of Christ de Martin Scorsese, que obviamente foi polêmico, mas foi uma atuação e tantos e Dafoe, ou podemos pular para 2018 com At Eternity’s Gate, onde o ator interpreta Van Gogh em o que para muitos foi sua melhor atuação.

Mesmo assim, o ator só foi indicado uma única vez, justamente quando viveu Van Gogh, mesmo tendo vários outros papéis de pecado. Mas como todos sabem, o ator segue fazendo filmes dignos de indicação, então em algum momento os ventos podem virar.

Samuel L Jackson

E por fim, temos aquele que pode ser o maior pecado da academia com um ator na nossa lista de quais atores que nunca venceram o Oscar. Samuel L Jackson já esteve em franquias de sucesso como Star Wars e Vingadores, mas não é por isso que seus filmes dramáticos têm menos valor.

Muito pelo contrário, se formos contar apenas suas parcerias com o renomado diretor Quentin Tarantino, temos Pulp Fiction e Django Livre, onde nos dois papéis é inquestionável que o ator merecia seu prêmio. 

Samuel L Jackson também brilhou em Coach Carter, e mesmo assim em toda sua carreira teve apenas uma indicação, que foi justamente por Pulp Fiction. Apesar de ainda ter carreira para queimar, o próprio ator já disse que não liga muito para filmes “cabeça” e se diverte mais com franquias.

E agora que você já sabe quais atores que nunca venceram o Oscar, comenta aqui quem faltou nessa lista, quem sabe não fazendo uma segunda parte? E fique de olho aqui também para acompanhar a temporada do Oscar.

luana moraes redatora do quintal da noticia

By Jornalista Luana Moraes

Luana Moraes é uma jornalista brasileira, com pós-graduação em Jornalismo Investigativo. Ela é apaixonada por escrever sobre notícias e temas políticos e sociais, e dedica-se a isso diariamente em sua carreira no quintal da notícia. Seu trabalho já teve grande repercussão na mídia nacional.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *