O que é o prêmio Oscar? Saiba tudo sobre o maior prêmio do cinema

Apesar de algumas polêmicas e alguns fãs revoltados, é inegável que o Oscar ainda é o maior prêmio do cinema. Já falamos aqui do Bafta e do Globo de Ouro e dissemos o quanto eles são importantes para a arte, mas pergunte a qualquer ator, e ele responderá que vencer um Oscar ainda é o seu sonho. Mas o que é o prêmio Oscar? Se você não sabe, hoje vamos falar sobre esse assunto aqui.

Hoje em dia podemos falar que existem muitas polêmicas que cercam o oscar, como a confusão envolvendo Will Smith a alguns anos, algumas vitórias bem questionáveis como as envolvendo o filme Bohemian Rhapsody e Romeu apaixonado, mas não há dúvida de que ainda existe um apreço muito grande pela cerimônia, e a edição de 2023 foi muito bem aceita.

por isso vamos explicar o que é o prêmio Oscar e tentar entender de forma mais profunda a sua história e tudo o que essa estatueta realmente representa. 

O que é o prêmio Oscar

o que é o prêmio oscar?

Para explicar o que é o prêmio oscar, primeiro precisamos lembrar que ele é formalmente conhecido como Academy Award, sendo um prêmio concedido anualmente pela Academy of Motion Picture Arts and Sciences (Academia de Artes e Ciências Cinematográficas), uma organização profissional de destaque no campo do cinema. Os prêmios reconhecem a excelência em realizações cinematográficas em várias categorias, como melhor filme, melhor diretor, melhor ator, melhor atriz, melhor roteiro original, entre outras.

A história do Oscar remonta a 1927, quando a Academia foi fundada por Louis B. Mayer, um dos chefes de estúdio mais influentes da época, e outros líderes da indústria cinematográfica. O primeiro Oscar foi concedido em 1929 durante uma cerimônia privada em Hollywood, Califórnia. Desde então, os prêmios se tornaram um dos eventos mais prestigiosos e aguardados da indústria cinematográfica.

A estatueta do Oscar é oficialmente chamada de “Academy Award of Merit”, mas ficou conhecida simplesmente como “Oscar”. O nome “Oscar” tem origens incertas, mas uma das histórias mais aceitas é que a bibliotecária executiva da Academia, Margaret Herrick, comentou que a estatueta se parecia com seu tio Oscar, e o apelido pegou.

Os vencedores do Oscar são selecionados por votos dos membros da Academia, que consistem em profissionais do campo cinematográfico, incluindo diretores, atores, roteiristas e outros. As indicações são feitas por membros de cada categoria, e os vencedores são escolhidos através de uma votação entre todos os membros da Academia.

A cerimônia do Oscar se tornou um evento de grande visibilidade global, transmitido para milhões de espectadores em todo o mundo. Além de celebrar as conquistas cinematográficas, o Oscar também desempenha um papel importante na promoção da indústria do cinema e no reconhecimento de talentos excepcionais.

E agora que você já sabe o que é o prêmio Oscar, não se esqueça que a temporada dele está começando, e você fica por dentro dos principais filmes aqui mesmo. 

luana moraes redatora do quintal da noticia

By Jornalista Luana Moraes

Luana Moraes é uma jornalista brasileira, com pós-graduação em Jornalismo Investigativo. Ela é apaixonada por escrever sobre notícias e temas políticos e sociais, e dedica-se a isso diariamente em sua carreira no quintal da notícia. Seu trabalho já teve grande repercussão na mídia nacional.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *