Conheça os maiores artistas LGBT que já venceram o oscar

Ser LGBT em um meio tão cercado de polêmicas, panelinhas e muito preconceito não é fácil. Embora tenhamos artistas incríveis que são “do vale”, ainda é uma batalha para terem o reconhecimento que merecem. E hoje estamos aqui para exaltar esses artistas e dizer quem são os maiores artistas LGBT que já venceram o Oscar.

Alguns nomes dessa lista você pode não conhecer, por não serem necessariamente atores, mas sim pessoas que trabalham em outras áreas da produção, mas que possuem histórias incríveis que merecem ser contadas aqui.

Conheça maiores artistas LGBT que já venceram o oscar

Para deixar claro, vamos nos limitar a falar de artistas que foram ou são abertamente homossexuais, e não lidar com boatos.

Dessa forma, os 5 nomes que vamos citar adiante já se pronunciaram publicamente sobre suas sexualidades. 

artistas LGBT que já venceram o oscar

John Gielgud

Vamos começar a nossa lista de artistas LGBT que já venceram o Oscar com um nome que poucos podem conhecer, mas que teve uma luta muito dura por seu espaço principalmente por como a sua época era.

Começando nossa lista de artistas LGBT que já venceram o Oscar com Sir John Gielgud (1904-2000), um renomado ator britânico, diretor e produtor de teatro e cinema. Ele é amplamente reconhecido por sua distinta carreira no teatro shakespeariano e suas notáveis contribuições para o mundo do entretenimento.

Ao longo de sua carreira, Gielgud foi aclamado por suas performances em uma ampla variedade de papéis, desde personagens shakespearianos até papéis contemporâneos. Ele é particularmente lembrado por suas interpretações de personagens como Hamlet, Ricardo II e outros protagonistas de peças de William Shakespeare.

No cinema, Gielgud também deixou sua marca, atuando em vários filmes ao longo de décadas. Ele ganhou um Oscar de Melhor Ator Coadjuvante por seu papel em “Arthur” (1981), no qual interpretou um mordomo leal ao lado de Dudley Moore.

Dustin Lance Black

Nem só de atuação vive um filme, e na nossa lista de artistas LGBT que já venceram o Oscar temos outro papel importantíssimo: o de roteirista. Além de ganhar o Oscar como roteirista por “Milk”, Dustin Lance Black é abertamente gay e tem sido uma voz proeminente na indústria do entretenimento em questões LGBTQ+.

Ele tem usado sua plataforma para abordar questões como igualdade de casamento, direitos LGBTQ+ nos Estados Unidos e representação diversificada em Hollywood. Black é conhecido por sua paixão e dedicação em criar histórias que ressoam com as experiências e desafios da comunidade.

Elton John

Vamos oscar de melhor roteiro para oscar de melhor canção original, e claro que nem podemos falar de artistas LGBT que já venceram o Oscar sem falar de Sir Elton John. Um dos maiores músicos que já viveu, e que já compôs centenas de músicas incríveis.

O cantor que é abertamente gay já ganhou um Oscar de Melhor Canção Original por “Can You Feel the Love Tonight” de “O Rei Leão” (1994). Uma música que por pouco não ficou de fora do filme inclusive.

Howard Ashman

E por falar nos maiores artistas LGBT que já venceram o Oscar por canções, temos agora para você um nome que vai gerar muita choradeira, então cuidado com as lágrimas no teclado. 

Howard Ashman ganhou reconhecimento significativo na década de 1980 por sua colaboração com o compositor Alan Menken em vários musicais de sucesso da Broadway, incluindo “A Pequena Loja dos Horrores” e “A Pequena Sereia”. Sua habilidade única em criar letras cativantes e histórias emocionantes o estabeleceu como um dos principais letristas de sua geração.

Ashman não apenas escreveu as letras das canções, mas também desempenhou um papel crucial na estruturação e narrativa dos filmes.

Durante a produção de “A Bela e a Fera”, Howard Ashman foi diagnosticado com HIV/AIDS, uma doença que estava devastando a comunidade LGBTQ+ naquela época. Embora ele tenha mantido sua condição em segredo de muitos de seus colegas e do público, sua saúde deteriorou-se rapidamente. Mesmo enfrentando sua própria mortalidade, Ashman continuou a trabalhar em “A Bela e a Fera”, contribuindo para a história e as letras das canções que se tornaram icônicas, tendo feito boa parte na cama, em seu leito de morte.

Jodie Foster

E por fim na nossa lista de maiores artistas LGBT que já venceram o Oscar temos uma das maiores atrizes de sua geração, e que hoje também é diretora. A mulher que olhou nos olhos de Hannibal Lecter: Jodie Foster.

Além de ser assumidamente LGBT, a atriz tem seu oscar por O Silêncio dos Inocentes, um filme que marcou gerações, além é claro de ser conhecida por vários outros filmes como Taxi Driver, Acusados, Quarto do Pânico, e muito mais.

E agora que você já tem essa lista de maiores artistas LGBT que já venceram o Oscar, sabe dizer quem faltou? Comenta aqui e quem sabe não fizemos uma parte 2.

luana moraes redatora do quintal da noticia

By Jornalista Luana Moraes

Luana Moraes é uma jornalista brasileira, com pós-graduação em Jornalismo Investigativo. Ela é apaixonada por escrever sobre notícias e temas políticos e sociais, e dedica-se a isso diariamente em sua carreira no quintal da notícia. Seu trabalho já teve grande repercussão na mídia nacional.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *