O Poderoso Chefão oscar: relembre o maior filme de máfia de todos os tempos

Hoje em dia existem muitos filmes de máfia renomados, filmes como O Irlandes, Os Infiltrados, Inimigo Público. Mas antes que esses filmes pudessem existir, a obra prima sobre o gênero ainda precisava nascer: O Poderoso Chefão Oscar.

O filme completou 50 anos em 2023, e é claro que precisamos lembrar as novas gerações sobre esse clássico do cinema. Por isso vamos relembrar aqui um pouco do sucesso que O Poderoso Chefão oscar fez e lembrar suas principais premiações.

O poderoso chefão oscar

Tudo sobre O Poderoso Chefão oscar

“O Poderoso Chefão” é um clássico filme de gangster dirigido por Francis Ford Coppola e lançado em 1972. O filme é baseado no romance homônimo de Mario Puzo e se tornou um ícone do cinema, aclamado tanto pela crítica quanto pelo público.

“O Poderoso Chefão” narra a história da família Corleone, liderada por Vito Corleone (interpretado por Marlon Brando), um patriarca da máfia ítalo-americana. O filme explora temas de poder, lealdade, traição e moralidade em um contexto de crime organizado.

Indicações e Vitórias no Oscar (45ª edição, 1973):

  • Melhor Filme: Venceu
  • Melhor Ator (Marlon Brando): Venceu
  • Melhor Ator Coadjuvante (Al Pacino, James Caan e Robert Duvall): Indicados, mas nenhum venceu
  • Melhor Roteiro Adaptado (Francis Ford Coppola e Mario Puzo): Venceram
  • Melhor Figurino: Indicado, mas não venceu
  • Melhor Diretor (Francis Ford Coppola): Indicado, mas não venceu
  • Melhor Montagem (William Reynolds e Peter Zinner): Indicados, mas não venceram
  • Melhor Trilha Sonora Original (Nino Rota): Indicada, mas desqualificada devido ao uso de música composta anteriormente por Rota em outro filme
  • Melhor Canção Original (“Speak Softly Love,” composta por Nino Rota e letra de Larry Kusik e Rota): Indicada, mas não venceu

Apesar da desqualificação da trilha sonora original, “O Poderoso Chefão” obteve um enorme sucesso e se tornou uma influência duradoura no cinema, consolidando-se como um dos maiores filmes de todos os tempos. O filme gerou duas sequências igualmente renomadas, “O Poderoso Chefão II” (1974) e “O Poderoso Chefão III” (1990), completando a trilogia da saga Corleone.

Lembrando que O Poderoso Chefão oscar está disponível nos principais serviços de streaming como Primer Video, Telecine e Star Plus. 

luana moraes redatora do quintal da noticia

By Jornalista Luana Moraes

Luana Moraes é uma jornalista brasileira, com pós-graduação em Jornalismo Investigativo. Ela é apaixonada por escrever sobre notícias e temas políticos e sociais, e dedica-se a isso diariamente em sua carreira no quintal da notícia. Seu trabalho já teve grande repercussão na mídia nacional.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *