Davi lavou frango na pia e deu o que falar! Veja o que a ciência diz sobre isso

Uma das coisas ruins de ter gente te vigiando 24 horas por dia, é que mesmo seus costumes acabam virando notícia. Mas claro, pelo menos assim você pode saber se tem algo que você está fazendo que não é exatamente recomendado, como o caso de Davi. Davi lavou o frango na pia e com isso acabou chamando a atenção de todos, principalmente dos que não acham essa prática uma boa ideia. 

O que aconteceu é que o brother foi preparar o almoço para toda a casa, é assim que foi mexer com a comida, Davi lavou o frango na pia, com pedaços inclusive entrando em contato com o ralo.

Muitas pessoas apontaram esse costume como algo que acontece, mas o que será que a ciência diz disso? Será mesmo que lavar frango, ou qualquer outro tipo de carne na pia é algo recomendado?

Davi lavou o frango na pia
Fonte: Wikimedia Commons

Davi lavou o frango na pia: faz sentido?

Davi lavou o frango na pia e já de cara podemos afirmar, essa NÃO é a forma mais adequada de se preparar o alimento. 

Muitas organizações de saúde e segurança alimentar, como o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) e a Agência de Padrões Alimentares do Reino Unido (FSA), desaconselham a prática de lavar frango cru na pia. Aqui estão alguns motivos pelos quais isso é desencorajado:

  • Propagação de bactérias: Lavar frango na pia pode aumentar o risco de propagação de bactérias como a Salmonella e a Campylobacter para outras superfícies da cozinha, utensílios e até mesmo para o cozinheiro. Isso pode ocorrer devido às gotículas de água contaminada que são pulverizadas durante o processo de lavagem.
  • Cozimento eficaz: Cozinhar o frango adequadamente a uma temperatura interna segura é mais eficaz para eliminar bactérias do que lavá-lo. O calor durante o cozimento é mais eficiente para matar germes potencialmente presentes na carne.
  • Risco de contaminação cruzada: Ao lavar o frango na pia, há um risco de que as bactérias presentes na carne possam se espalhar para outros alimentos ou superfícies próximas, aumentando o risco de contaminação cruzada.

Em vez de lavar o frango cru, é recomendável adotar práticas seguras de manipulação de alimentos, como lavar as mãos, utensílios e superfícies que entraram em contato com o frango cru. Certifique-se também de cozinhar o frango completamente, seguindo as diretrizes de segurança alimentar adequadas.

E agora que você já sabe que embora Davi lavou o frango na pia, isso não é recomendado, tome sempre cuidado com como você vai preparar o seu alimento para garantir o sabor, mas também a saúde de todos que vai comer. 

luana moraes redatora do quintal da noticia

By Jornalista Luana Moraes

Luana Moraes é uma jornalista brasileira, com pós-graduação em Jornalismo Investigativo. Ela é apaixonada por escrever sobre notícias e temas políticos e sociais, e dedica-se a isso diariamente em sua carreira no quintal da notícia. Seu trabalho já teve grande repercussão na mídia nacional.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *